11 Dicas para uma boa compra de imóvel

Quem já comprou um imóvel sabe que é muito difícil, para não dizer quase impossível, achar todas as características que se busca, no mesmo imóvel. 

Quantas vezes ouvi dos meus clientes frases do tipo: “ah se eu pudesse colocar este living naquele apartamento que vimos ontem” ou “ este imóvel tem tudo que procuro, com exceção da posição solar” ou “amei o condomínio, mas não conseguiria morar num imóvel tão pequeno” e aí vai uma lista interminável de situações que comprovam esta dificuldade.

Então, caso você tenha que abrir mão de algumas exigências, procure preservar as características que farão com que seu imóvel tenha mais liquidez na hora de revendê-lo. Isto fará com que você encurte o caminho na busca pelo imóvel ideal.

Não deixe a frustração tomar conta e nem deixe de curtir este momento tão importante na sua vida! A compra de um imóvel para moradia é muito movida pela emoção, diferente de uma compra para investimento, mas enquanto você não tem ainda aporte suficiente  para comprar o imóvel dos seus sonhos, o ideal é que você use a  praticidade; respire  fundo, pegue  uma caneta e uma folha de papel na mão e liste, por ordem de prioridade, as características mais importantes que você gostaria que seu novo imóvel possuísse. Agindo assim, você terá menos chance de se arrepender depois de já ter investido seu tão suado dinheirinho.

Para lhe ajudar nesta empreitada, fiz uma lista das 11 principais características procuradas num imóvel, ou seja, o que as pessoas mais priorizam. Isto lhe dará um norte para que você possa avaliar melhor as opções encontradas.

1.Posição solar

Importantíssimo verificar, com certeza, qual a incidência de sol dentro do imóvel antes de comprá-lo. Falo em incidência, pois o imóvel pode estar bem posicionado quanto ao sol, porém, pode ser que haja algum bloqueio por outro prédio, alguma árvore ou muro. Caso não esteja bem definido e seja fácil de avaliar se o sol entra no imóvel ou não, procure visita-lo no horário em que os raios deveriam estar incidindo dentro dele. Melhor comprar na certeza a se decepcionar quando for morar. A classificação abaixo mostra a preferência de posição solar incidindo dentro do  imóvel, na hora da compra:

Norte: Sol que inicia no meio da manhã e vai até metade da  tarde. A maioria das pessoas gosta.

Leste (Nascente): Onde o sol nasce e permanece durante toda manhã. A grande maioria gosta.

Oeste (Poente): Começa no meio da tarde até se por: Poucas pessoas gostam do sol incidindo em todas as peças durante a tarde toda, pois a casa fica extremamente quente, porém, em alguns cômodos apenas, é muito bem vindo, ainda mais se em um deles houver a possibilidade de se apreciar o por do sol. Aí sim, cai nas graças de muitos.

Sul (Sol, nunca): O imóvel todo voltado para o Sul, é úmido e frio. A gripe e a rinite adoram.

2. Localização

As regiões mais procuradas são as mais valorizadas, portanto, as mais líquidas também. Quanto mais próximo do centro ou de bairros que possuam uma infraestrutura semelhante as dos grandes centros, mais valor agregado terá o imóvel. Aqui em Florianópolis o centro também tem bastante valorização, porém, isto não acontece em cidades maiores onde o centro é sinônimo de tumulto e aglomeração de prédios e pessoas. Nestas cidades, se valoriza a aproximação e não o centro em si.

3.Infraestrutura do bairro

Outro grande fator de valorização e preferência, quase que geral, está na proximidade do imóvel com faculdades, colégios, farmácias, supermercados, shoppings ou parques. Pois, cada vez mais as pessoas têm menos tempo e o trânsito está cada vez mais congestionado, por isto, este é um dos primeiros itens na lista de preferência.

4. Apresentação do prédio

Um prédio mal conservado desvaloriza o imóvel, no caso de apartamento, pois não depende só de você para que se mantenha preservado e sim da concordância da maioria dos condôminos. Se ele está malcuidado ou depredado é porque os proprietários das outras economias não querem investir em conservação e isto faz com que, ano a ano, o imóvel se deprecie . Nem cogite!

Já, se for uma casa, e estiver num preço que compense o investimento em uma reforma, isto não será um problema, pois depende de você ter ou não, dinheiro para investir.

5.Vista

Tem gente que compra a vista e não o imóvel. Imóveis com vista para uma parede, telhados ou direto e próximo da janela do vizinho, são os ditos “patinhos feios” de um prédio, no caso de apartamento. A maioria evita. Já uma vista maravilhosa para o mar, verde ou até mesmo da cidade, faz com que o imóvel seja muito cobiçado e, consequentemente, mais valorizado.

6. Infraestrutura do prédio

Agrega bastante valor, principalmente para famílias com filhos pequenos ou adolescentes. A questão da segurança e comodidade, faz com que, mesmo quem não tem família, goste. A grande maioria das pessoas prefere que tenha alguma ou bastante infraestrutura no condomínio.

7. Garagem

Indispensável. Se tiver duas ou mais então… Cai nas graças da maioria! Agora, vaga trancada ( dupla, compartilhada por dois ou mais condôminos) ou rotativas, só serão boas alternativas caso compense bastante no preço!

8. Elevador

Acima do segundo andar, indispensável. Caso contrário, prepare-se para casar com o imóvel, pois o nicho de possíveis clientes é infinitamente menor! O preço, terá que compensar muito para valer a pena o investimento.

9. Valor do condomínio

Há diversos casos de venda de imóvel abaixo do valor de mercado em função de um valor alto de condomínio. Preste bastante atenção neste item! Peça sempre os boletos dos últimos três meses à imobiliária ou corretor de imóveis que o está atendendo e analise quais despesas estão sendo cobradas dentro do valor final. Some em separado o que é despesa fixa e despesa variável (consumo e chamadas extras) e veja se se encaixa dentro do seu orçamento. Não esqueça que este valor é pago mensalmente e que, com o novo código civil, as cotas em atraso passam a ter natureza de título executivo extrajudicial e já pode ser cobrado a partir do primeiro mês de atraso. Sentado à mesa, só a família.

10. O entorno do imóvel

Terreno baldio é prenúncio de construção iminente. Isto pode acabar com a vista e o sol do seu imóvel. Lá se foram dois itens importantíssimos na liquidez. Favela muito próxima é outro vilão, pois muitas pessoas associam a insegurança e isto pode se tornar um problema na hora de revendê-lo.

11. Planta

Uma planta mal aproveitada, com muitos recortes ou espaços ociosos, costumam desagradar a maioria das pessoas. Se você puder evitar, ganhará pontos na revenda. Já as plantas onde as peças são quadradas e espaçosas , com luz e ventilação direta, são as preferidas, mas as retangulares, desde que não muito estreitas, também são boas.

Então, se você conseguir reunir no mínimo seis destas características na compra de seu novo imóvel, com certeza, não terá grandes problemas para conseguir vendê-lo futuramente, o upgrade estará garantido e você muito mais confortável e satisfeito com sua aquisição.

Autora: Angélica Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *