Porque a posição solar é tão importante e como ela incide dentro do imóvel?

Dentro das primeiras perguntas que você faz sobre um imóvel, a posição solar, aposto, é uma delas. E não poderia deixar de ser, afinal, o Deus Sol é o responsável pelo aconchego e o bem-estar dentro da nossa casa. Quem não gosta de uma casa bem iluminada e quentinha no inverno?


Mas, você sabe avaliar como cada posição do sol age dentro do seu imóvel? Para lhe ajudar, eu listei cada uma delas e como ela incidirá no seu imóvel, assim você saberá avaliar a que você mais gosta e terá mais segurança na hora de fechar o negócio.



POSIÇÃO LESTE (nascente):

Corresponde ao sol da manhã. Ele começa ao amanhecer e vai até o meio dia. As peças banhadas pelo sol da manhã são frescas e secas. No inverno não é muito quentinho, mas no verão é uma delícia. Muita gente ama esta posição solar, eu inclusive! O ideal é ter a incidência do sol Norte ou do oeste em uma ou mais peças.

LESTE/NORTE: Perfeito!

LESTE/OESTE: Bom!

LESTE/SUL: Gelado

TODO LESTE: Adoro, fresquinho e seco



POSIÇÃOOESTE (poente)

Há quem ame e há quem odeie! Se seu imóvel é voltado todo pro oeste, compre os aparelhos de ar condicionado mais potentes que existe e se prepare para a conta da luz quando ela vier.
O poente é bem-vindo na área de serviço, cozinha e até mesmo em um quarto, porém no living, no verão, vai ser bem desagradável. Se as peças se dividirem entre o Sul e o Oeste apenas, também é uma péssima opção, pois o imóvel será quente no verão e frio no inverno.

Mas todos os poréns que falei, se dissipam caso você valorize ao extremo uma vista para o por do sol, que, sem dúvida, é uma bela recompensa pelo calorão.

OESTE/LESTE: Bom

OESTE/NORTE: Bom e arejado

OESTE/SUL: Gelado e quente

TODO OESTE: Sauna



POSIÇÃONORTE

Sonho de consumo da maioria das pessoas! Se seu imóvel é todo virado para o norte, significa que no inverno ele será banhado pelo sol a partir de, mais ou menos, 9:30hs da manhã, até umas 15:30. Mas Isto somente no inverno, quando o sol nasce mais a um extremo leste, se é que podemos dizer assim e vem se pondo mais a nossa frente (não precisamos levantar a cabeça para enxerga-lo) ou “deitado” como alguns dizem. Este caminho, mais “deitado” em direção ao poente faz com que ele entre dentro dos cômodos do imóvel e, como é inverno, o imóvel fica mais agradável, quentinho em quase todo o dia. No verão, o caminho para o poente é feito acima de nossas cabeças, o que faz com que os raios solares não entrem dentro dos cômodos. Por isto é a preferência de muitos, pois o imóvel é quentinho no inverno e não tão quente no verão. O ideal é que ele incida no living, que é um dos lugares onde mais ficamos. Se as aberturas do imóvel forem todas voltadas para o norte e não tiver nenhuma outra no lado sul ou leste que possa ficar aberta, este imóvel será um pouco abafado no verão e se você é calorento(a) como eu, não é uma opção muito boa.

NORTE/LESTE: Ideal, quentinho no inverno e fresquinho no verão

NORTE/OESTE: Bom, arejado

NORTE/SUL: Também é bom para quem gosta de ventilação, mas o Sul deve incidir em uma peça apenas que propicie ventilação.

TODO NORTE: Perfeito para quem goste de bastante sol. Pode ser um pouco abafado se não tiver nenhuma outra abertura que ventile.


POSIÇÃO SUL

Um imóvel voltado para o Sul é rejeitado pela maioria das pessoas, pois significa que não entrará nunca o sol dentro de casa. Talvez entre uma “nesga” de manhã ou outra a tarde, mas mínima, e por mínimo tempo. Isto fará com que o imóvel seja extremamente frio e úmido. Portanto, a não ser que você goste de viver gripado e encasacado dentro de casa, nem cogite comprar um imóvel todo virado pro sul.
Mas se o imóvel tiver as outras peças viradas pro norte ou leste ou oeste e uma abertura apenas, em uma das peças , virada para o sul, até poderá ser agradável, pois vai possibilitar uma ventilação dentro do imóvel.

SUL/LESTE: Gelado

SUL/OESTE: Gelado no inverno, quente no verão, mas ventilado.

SUL/NORTE: Pode ser bom dependendo de onde incide o Norte. Se as peças viradas pro Sul predominarem, será gelado igual.

TODO SUL: Gelado e úmido
DICA IMPORTANTE: Se você puder, evite comprar um imóvel onde o único local possível para colocar um armário de roupas ou sapatos, seja uma parede que dê direto pra rua e virada para sul, a não ser que a construtora garanta uma ótima impermeabilização desta parede, senão, a umidade dentro do armário é certa!

OUTRA DICA: O sol ideal para cada peça de seu imóvel:
Living: Leste e Norte
Quartos: Leste, norte, oeste
Cozinha: Leste, norte
Área de serviço: Oeste, norte

Espero que tenham gostado destas dicas. Deixe aqui seus comentários ou dúvidas.

Autor: Angélica Vieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *